Translate / Tradutor

domingo, 4 de setembro de 2011

Vemos o Brasil pelas nossas lentes ou pelas do partido da imprensa golpista e de manipulação ideológica?



Vídeo Bomba da BBC (final desse post) - CENSURADO NO BRASIL - sobre as articulações políticas da REDE GLOBO no Brasil desde o tempo da ditadura militar. Imperdível!!! Versão em português! Parte 1 de 4. A TV Globo tentou adquirir os direitos autorais, mas não conseguiu.

Ao mesmo tempo que essa emissora utiliza a liberdade de imprensa para defender os seus interesses, utiliza de todo as formas para esconder a verdade de sua manipulação no Brasil. 

É verdade que ela cresceu recebendo as esmolas da ditadura militar, enquanto o povo era manipulado por ela. É verdade que ela conseguiu eleger dois presidentes – Collor e FHC, também devemos reconhecer que ela ajudou a derrubar um – Collor.

É verdade que ela conseguiu levar a eleição de 2006 para o segundo turno de um candidato inexpressivo que nem para o segundo turno das eleições de 2008 conseguiu chegar. Olha o que o Brasil escapou de um político que nem amor próprio tem para aceitar de joelhos uma secretaria de Serra que fez de tudo para derrotá-lo.

Se quiser ver as outras partes acesse www.youtube.com e procure muito além do cidadão Kane. Vale a pena.. De outro é importante compreender como esta estrutura da mídia e seus periféricos tentam criar um verniz entre você e a realidade. Mesmo os mais atentos são manipulados por estas estruturas. Eles tentam negar a nobre função do ser humano deste planeta que é saber pensar e questionar o por quê das coisas.

Nós não conhecemos o Brasil segundo as nossas lentes, mas segundo as lentes desta estruturação de manipulação e negação deste país com suas potencialidades, reconhecidas, inclusive lá fora.

Tenho a convicção que éramos para estar em situação de melhor desenvolvimento do país e de nosso povo, mas esta estrutura de dominação capitaneada pela TV Globo não nos deixa compreender o nosso Brasil que tem todos os problemas do mundo, mas com um potencial que nenhum país tem de resolvê-los.

O que falta? Falta muita coisa, mas deveríamos iniciar pela nossa desconstrução porque somos uma coisa pensante, mas sem capacidade de relacionar e interligar coisas para compreender o mundo e nele tentar mudar.

É verdade que o povo não é mais marionete como o Lula fala, mas é verdade que o povo ainda é um homem econômico e não ser social consciente da condição de sua vida e do mundo. Por isso, a tentativa desvairada de tentar psicologicamente que a crise chegue e arraste este homem que por lutar por sua sobrevivência, não tem melhor condição de viver e compreender o mundo.

Importante dizer que aqui não temos a veleidade da verdade. Tudo que é escrito aqui deve ser minimamente questionado. O que pensamos e precisamos é provocar em todos os nós a reflexividade de nossa realidade. Precisamos tirar o véu.

Para MORRIN, 1998, p.566, se quisermos um conhecimento segmentário, encerrado a um único objeto, com a finalidade única de manipulá-lo, podemos então eliminar a preocupação de reunir, contextualizar, globalizar. Mas se quisermos um conhecimento pertinente, precisamos reunir contextualizar, globalizar nossas informações e nossos saberes, buscar, portanto, um conhecimento complexo.

As informações transmitidas pelo PIG são fragmentadas porque tem o viés de manipular. Elas são contextualizadas dentro de situações que parecem ser as verdades absolutas, mas descontextualizadas de um pensamento mais amplo sobre os fenômenos sociais, políticos e econômicos de nosso país e do mundo. 

Neste contexto, o poder ideológico utiliza da fragmentação da informação, encerrada em si com a finalidade de manipular. Isso porque a comunicação em massa tende a envernizar o nosso pensamento.

Também quer criar uma geração sem capacidade de pensar, isso porque tem pessoas pensando e influenciando as nossas vidas, o nosso modo de ser, de comer, de vestir. O que se quer é um trabalhador que não possa pensar e questionar as suas condições de trabalho e a exploração do trabalho pelo capital? O que mudou? Estamos cientes desta realidade ou anestesiados pela luta da sobrevivência?

Enquanto você assiste os BBB da vida, pessoas estão ganhando milhões de reais e outras estão decidindo a tua vida e os que os seus devem ser e não o que eles poderiam ser.

O PIGMI - Partido da Imprensa Golpista e Manipulação Ideológica está na tua casa querendo pensar for você., educando os seus filhos, dizndo em que você deve votar, como comer, como se vestir. Em síntese, olhe-se no espelho e pergunte se você é você mesmo, ou uma coisa criada por esta coisa PIGMI.

É verdade que a globalização em mercados altamente competitivos exigindo do cidadão deste século várias competências, é verdade também, isso em acordo com PEDRO DEMO, que este sistema tenta capturar a capacidade de criar e inovar.

Que além de ser capaz de aprender a aprender, é preciso pensar uma educação para a cidadania onde este ser possa lutar pelos seus direitos, melhores condições de vida, que possa intervir nesta realidade para mudá-la na direção melhor justiça social.

Vou repetir novamente uma reflexão que diz o seguinte:

Será, então, a ciência uma das possibilidades de conhecermos o mundo? Pedrinho Guareschi, em Sociologia Crítica faz uma bela reflexão sobre definição ideológica de realidade. (p. 120).

Diz o autor: nós sempre formos ensinados, desde que começamos a ouvir, a ver, que realidade é o que está aí, o que nós vemos, o que nós podemos apalpar, o que existe. Nós formamos uma idéia de realidade a partir do que está presente, a partir do que existe agora.

Podemos, então perguntar: Mas realidade é isso? Realidade não é também o que será? O que é possível não faz parte também da realidade? Mas o que implica aceitar como verdade e realidade o que está aí, o positivo? Em poucas palavras, isso implica em fechar o caminho à transformação, à mudança; melhor, isso significa trancar a esperança.!

Quando identificamos o verdadeiro e o real com o que está aí, automaticamente somos levados a pensar e aceitar o que o que está aí é o bom, é o melhor, deve continuar, deve ser assim sempre, não é bom que mude.

Nós fechamos a janela ao futuro, ao possível. Perdemos o ímpeto da criação e da renovação do mundo, da sociedade, das coisas. Estas reflexões de Guareschi estão relacionadas ao paradigma da complexidade e o pensamento sistêmico das coisas. Na verdade, a crise deste século é a crise de percepção.

Portanto, é imperioso questionar de forma provocadora: VOCÊ É VOCÊ MESMO, OU UMA COISA PENSANTE? Por favor não fique chateado porque também estou fazendo esta reflexão.


Nenhum comentário: